SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue68Language capacities of a "dyslexic" English language learnerEVALUATION OF THE HIERARCHY OF HUMAN VALUES BY SCHWARTZ IN ADOLESCENCE: GENDER DIFFERENCES AND EDUCATIONAL IMPLICATIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ZANELLA, ANDRISA KEMEL  and  PERES, LÚCIA MARIA VAZ. No entrecruzamento de linguagens...: a arte e o corpo para pensar a educação e a formação do humano. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.101-121. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226806.

Este trabalho pretende introduzir uma discussão sobre o corpo biográfico (Danis Bois) e o imaginário (Gilbert Durand) na área da educação. O tema resulta de uma pesquisa cujo intuito foi trazer outros aportes para pensar a formação humana. Neste texto, fez-se um recorte para refletir os entrecruzamentos da arte e do corpo como linguagens que podem fomentar a educação e a formação humana. Defende-se que o corpo biográfico abriga a história do ser humano, em cujos gestos repercutem uma história singular e plural. Ressaltamos que este seja contemplado como uma matéria sutil e sensível, tão importante quanto às matérias pragmáticas e utilitárias. Sobretudo, ainda a ser desvelado por linguagens artísticas ou pelo menos que se utilize de outras racionalidades que não somente as hegemônicas e instituídas.

Keywords : corpo biográfico; linguagens; educação; formação humana.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )