SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68LAS CAPACIDADES DE LENGUAJE DE UN ALUMNO "DISLÉXICO" APRENDIZ DE INGLÉSEvaluación de la jerarquía de los valores humanos de Schwartz en la adolescencia: diferencias de género e implicaciones educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ZANELLA, ANDRISA KEMEL  y  PERES, LÚCIA MARIA VAZ. No entrecruzamento de linguagens...: a arte e o corpo para pensar a educação e a formação do humano. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.101-121. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226806.

Este trabalho pretende introduzir uma discussão sobre o corpo biográfico (Danis Bois) e o imaginário (Gilbert Durand) na área da educação. O tema resulta de uma pesquisa cujo intuito foi trazer outros aportes para pensar a formação humana. Neste texto, fez-se um recorte para refletir os entrecruzamentos da arte e do corpo como linguagens que podem fomentar a educação e a formação humana. Defende-se que o corpo biográfico abriga a história do ser humano, em cujos gestos repercutem uma história singular e plural. Ressaltamos que este seja contemplado como uma matéria sutil e sensível, tão importante quanto às matérias pragmáticas e utilitárias. Sobretudo, ainda a ser desvelado por linguagens artísticas ou pelo menos que se utilize de outras racionalidades que não somente as hegemônicas e instituídas.

Palabras clave : corpo biográfico; linguagens; educação; formação humana.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )