Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
ZANELLA, ANDRISA KEMEL e PERES, LÚCIA MARIA VAZ. No entrecruzamento de linguagens...: a arte e o corpo para pensar a educação e a formação do humano. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.101-121. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226806.
Este trabalho pretende introduzir uma discussão sobre o corpo biográfico (Danis Bois) e o imaginário (Gilbert Durand) na área da educação. O tema resulta de uma pesquisa cujo intuito foi trazer outros aportes para pensar a formação humana. Neste texto, fez-se um recorte para refletir os entrecruzamentos da arte e do corpo como linguagens que podem fomentar a educação e a formação humana. Defende-se que o corpo biográfico abriga a história do ser humano, em cujos gestos repercutem uma história singular e plural. Ressaltamos que este seja contemplado como uma matéria sutil e sensível, tão importante quanto às matérias pragmáticas e utilitárias. Sobretudo, ainda a ser desvelado por linguagens artísticas ou pelo menos que se utilize de outras racionalidades que não somente as hegemônicas e instituídas.
Palavras-chave : corpo biográfico; linguagens; educação; formação humana.