SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue68Intertwining languages...: art and bodies to think about education and human developmentLiterary reading practices and the contribution from PNAIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GARCIA, VÍCTOR ABELLA; BARBERO, FERNANDO LEZCANO  and  MUNOZ, RAQUEL CASADO. AVALIAÇÃO DA HIERARQUIA DE VALORES HUMANOS DE SCHWARTZ NA ADOLESCÊNCIA: GÊNERO E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.123-146. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226807.

Schwartz, em sua teoria de valores humanos básicos, propõe dez valores distinguíveis em diferentes países e culturas. Neste estudo, apresenta-se uma análise exploratória dos valores propostos em um grupo de adolescentes. A amostra foi composta de 499 adolescentes: 267 homens e 232 mulheres. Os participantes completaram o questionário de valores pessoais. A hierarquia de valores obtida indicou uma maior preferência por hedonismo e valores que compõem os tipos de ordem superior, transcendência e abertura à mudança. Os valores menos preferidos foram os relacionados com os tipos promoção pessoal e conservação. Diferenças significativas foram encontradas, em relação ao gênero, na importância dada à benevolência, universalismo, conformidade e segurança. A hierarquia dos valores para os adolescentes participantes difere da obtida em adultos. Os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de propostas educacionais que visam aumentar a motivação dos alunos e reduzir o insucesso escolar.

Keywords : hierarquia de valores humanos; valores; adolescência; características psicológicas; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )