SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número68No entrecruzamento de linguagens...: a arte e o corpo para pensar a educação e a formação do humanoPráticas de leitura literária e a contribuição do PNAIC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GARCIA, VÍCTOR ABELLA; BARBERO, FERNANDO LEZCANO  e  MUNOZ, RAQUEL CASADO. AVALIAÇÃO DA HIERARQUIA DE VALORES HUMANOS DE SCHWARTZ NA ADOLESCÊNCIA: GÊNERO E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68, pp.123-146. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226807.

Schwartz, em sua teoria de valores humanos básicos, propõe dez valores distinguíveis em diferentes países e culturas. Neste estudo, apresenta-se uma análise exploratória dos valores propostos em um grupo de adolescentes. A amostra foi composta de 499 adolescentes: 267 homens e 232 mulheres. Os participantes completaram o questionário de valores pessoais. A hierarquia de valores obtida indicou uma maior preferência por hedonismo e valores que compõem os tipos de ordem superior, transcendência e abertura à mudança. Os valores menos preferidos foram os relacionados com os tipos promoção pessoal e conservação. Diferenças significativas foram encontradas, em relação ao gênero, na importância dada à benevolência, universalismo, conformidade e segurança. A hierarquia dos valores para os adolescentes participantes difere da obtida em adultos. Os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de propostas educacionais que visam aumentar a motivação dos alunos e reduzir o insucesso escolar.

Palavras-chave : hierarquia de valores humanos; valores; adolescência; características psicológicas; educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )