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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SA, CARMEN SILVIA DA SILVA  y  SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA DOS. Constituição de identidades em um curso de licenciatura em química. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.69, pp.315-338. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226917.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos na investigação de um curso de licenciatura em química de uma universidade pública. Foram utilizados referenciais teóricos sobre profissionalização docente, identidade e currículo, particularmente dos estudos culturais e da abordagem sociológica. A metodologia, de cunho qualitativo, baseia-se na análise textual discursiva dos dados obtidos por meio de questionários aplicados a 71 licenciandos e entrevistas realizadas com 6 licenciandos e com 6 egressos do curso. Os resultados indicaram que o currículo ativo do curso induz a sua profissionalização para a pesquisa na área específica de química (caráter bacharelizante). Conclui-se a necessidade de os formadores atuarem adotando práticas curriculares que rompam com modelos de formação que privilegiem a formação do profissional químico em detrimento da formação do professor de química para os jovens, uma atividade considerada de pouca importância para muitos deles.

Palabras clave : formação de professores; identidade profissional docente; licenciatura em química.

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