SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número69A construção identitária nas aulas de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SA, CARMEN SILVIA DA SILVA  e  SANTOS, WILDSON LUIZ PEREIRA DOS. Constituição de identidades em um curso de licenciatura em química. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.69, pp.315-338. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226917.

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos na investigação de um curso de licenciatura em química de uma universidade pública. Foram utilizados referenciais teóricos sobre profissionalização docente, identidade e currículo, particularmente dos estudos culturais e da abordagem sociológica. A metodologia, de cunho qualitativo, baseia-se na análise textual discursiva dos dados obtidos por meio de questionários aplicados a 71 licenciandos e entrevistas realizadas com 6 licenciandos e com 6 egressos do curso. Os resultados indicaram que o currículo ativo do curso induz a sua profissionalização para a pesquisa na área específica de química (caráter bacharelizante). Conclui-se a necessidade de os formadores atuarem adotando práticas curriculares que rompam com modelos de formação que privilegiem a formação do profissional químico em detrimento da formação do professor de química para os jovens, uma atividade considerada de pouca importância para muitos deles.

Palavras-chave : formação de professores; identidade profissional docente; licenciatura em química.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )