SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue69PLAYING AND TAKING RISKS: ANALYSIS OF RISKY PLAY PERCEPTIONS IN A GROUP OF EARLY CHILDHOOD TEACHERSEverything we call aesthetic training: resonances for teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

OLIVA, MARÍA ANGÉLICA. ARQUITETURA DA POLÍTICA EDUCATIVA CHILENA (1990-2014): O CURRÍCULO COMO LUGAR DE METÁFORA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.69, pp.405-428. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226921.

A arquitetura da Política Educativa Chilena (1990-2014) é analisada em seu Marco Curricular Nacional e Bases Curriculares Nacionais, considerando a capacidade epistemológica de suas metáforas utilizadas como recursos de pesquisa. Postula-se que o acoplamento da subsidiariedade, subsídio para a demanda do currículo técnico, induz à validade da racionalidade técnica. A pesquisa documental, com uma técnica hermenêutica, evidencia a persistência da racionalidade técnica que teve início com a reforma educacional de 1965. O período da ditadura teria aprofundado e aperfeiçoado nos governos da Concertação, causando um efeito de ajuste da ordem escolar com a ordem neoliberal. A magnitude da desigualdade educativa exige que a política educacional garanta o direito à educação.

Keywords : política educativa chilena; política curricular chilena; currículo técnico; direito à educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )