SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número69TODO ESTO QUE LLAMAMOS FORMACIÓN ESTÉTICA: RESONANCIAS PARA LA DOCENCIAINCLUSIÓN ESCOLAR DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD: UNA LECTURA DESDE PIERRE BOURDIEU índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

VIEIRA, PRISCILA MUGNAI  y  MATSUKURA, THELMA SIMÕES. Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.69, pp.453-474. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226923.

O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar práticas de educação sexual com adolescentes desenvolvidas nas escolas da rede pública, bem como investigar a concepção dos professores envolvidos a respeito do tema. Trata-se de estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, no qual participaram dez professores. Como resultados, identificaram-se duas categorias de análise intituladas modelo biológico-centrado e preventivo e modelo biopsicossocial. Dos professores entrevistados, seis demonstraram utilizar o modelo biológico-centrado e preventivo, e quatro, o modelo biopsicossocial. Conclui-se que permanece a necessidade de avanços, especialmente com relação à autonomia dos indivíduos. A educação sexual a favor da emancipação e da autonomia exige do profissional o reconhecimento da vivência da sexualidade como direito, pois cabe a ele oferecer informações e promover a reflexão entre os adolescentes, de modo esclarecido e consciente, para que façam suas próprias escolhas.

Palabras clave : educação sexual; modelos; práticas; adolescência; professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )