SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número69Tudo isso que chamamos de formação estética: ressonâncias para a docênciaA inclusão escolar de alunos com deficiência: uma leitura baseada em Pierre Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VIEIRA, PRISCILA MUGNAI  e  MATSUKURA, THELMA SIMÕES. Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.69, pp.453-474. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226923.

O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar práticas de educação sexual com adolescentes desenvolvidas nas escolas da rede pública, bem como investigar a concepção dos professores envolvidos a respeito do tema. Trata-se de estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, no qual participaram dez professores. Como resultados, identificaram-se duas categorias de análise intituladas modelo biológico-centrado e preventivo e modelo biopsicossocial. Dos professores entrevistados, seis demonstraram utilizar o modelo biológico-centrado e preventivo, e quatro, o modelo biopsicossocial. Conclui-se que permanece a necessidade de avanços, especialmente com relação à autonomia dos indivíduos. A educação sexual a favor da emancipação e da autonomia exige do profissional o reconhecimento da vivência da sexualidade como direito, pois cabe a ele oferecer informações e promover a reflexão entre os adolescentes, de modo esclarecido e consciente, para que façam suas próprias escolhas.

Palavras-chave : educação sexual; modelos; práticas; adolescência; professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )