SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número69SEXUAL EN ESCUELA MODELOS EDUCATIVOS: CONCEPTOS Y PRÁCTICAS DE PROFESORES DE LA RED PÚBLICA DE EDUCACIÓN BÁSICAFORMAL, NO FORMAL Y OTRAS FORMAS: CLASE DE FISICA COMO GÉNERO DISCURSIVO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

BEZERRA, GIOVANI FERREIRA. A inclusão escolar de alunos com deficiência: uma leitura baseada em Pierre Bourdieu. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.69, pp.475-497. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226924.

Este ensaio tem por objetivo discutir e compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência no sistema público de ensino brasileiro, pós-década de 1990, valendo-se de conceitos e (pro)posições teórico-metodológicos de Bourdieu. Como material investigativo da pesquisa, recorre-se aos dados empíricos obtidos em uma pesquisa de campo realizada em uma sala de recursos multifuncionais; aos resultados de pesquisas já produzidas sobre o assunto no Brasil; e, sobretudo, a analogias entre as análises bourdieusianas sobre o sistema de ensino francês e a situação atualmente vivida nas escolas brasileiras, com a incorporação dessa nova clientela. Argumenta-se que a inclusão de estudantes com deficiência na e pelas escolas comuns, embora se apresente como democrática, revela-se seletiva, classificatória e estigmatizante, contribuindo para a reprodução da ordem estabelecida e para a legitimação das desigualdades entre os agentes escolares, o que constitui o processo de exclusão por dentro do sistema escolar.

Palabras clave : escola inclusiva; educação especial; sociologia da reprodução escolar.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )