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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CATARINO, GISELLE FAUR DE CASTRO; QUEIROZ, GLÓRIA REGINA PESSÔA CAMPELLO  e  BARBOSA-LIMA, MARIA DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA. O formal, o não formal e as outras formas: a aula de física como gênero discursivo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.69, pp.499-517. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226925.

Pesquisas têm enfatizado aproximações e diferenças entre a educação formal e não formal. Podemos afirmar que os dois tipos de educação são diferentes, requerendo uma formação, inicial e continuada, diferenciada para professores que desejem transitar nos dois espaços de educação. Entendemos que tal formação é possível e é realidade para licenciandos que assumem atividades em espaços não formais ligados à educação. Nosso objetivo, neste artigo, o qual faz parte de uma tese de doutorado, é compreender benefícios e obstáculos gerados no cotidiano de professores que transitam nos dois âmbitos de formação. A partir da análise da prática de um professor que traz na bagagem essa formação diferenciada, gerando uma prática híbrida, percebemos uma aula que entendemos pertencer a um gênero discursivo específico, diferente do formal e do não formal. Para isso, esboçaremos um referencial baseado nas ideias de Mikhail Bakhtin que nos possibilite pensar a aula como gênero discursivo.

Palavras-chave : educação formal; educação não formal; ensino de física; gênero discursivo.

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