SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número69Pedagogía ambiental y didáctica ambiental: tendencias en la educación superiorLA ACTIVIDAD CURRICULAR Y PEDAGÓGICA DE LOS DOCENTES COMO UNA FUENTE DE TENSIONES Y DILEMAS PROFESIONALES: CONTRIBUCIÓN PARA REFLEXIONAR SOBRE LA FUNCIÓN DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CARRIL, LOURDES DE FÁTIMA BEZERRA. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.69, pp.539-564. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226927.

O reconhecimento legal dos quilombos no Brasil representa um marco histórico na visibilidade das diferenças étnicas e culturais da sociedade. O mito da democracia racial escondeu as dores da escravidão causando lesões nas identidades afrodescendentes. Analisando a luta pelo reconhecimento, percebe-se a necessidade de ampliação dos direitos, como é o da educação quilombola. Os desafios são grandes, sendo necessário modificar a cultura escolar, que exclui a diversidade. Na representação quilombola, não é o passado que retorna. É o presente que faz aflorar a história e a ancestralidade dentro das experiências que levam à organização social. Propostas educacionais que partam da etnicidade e da cultura podem abarcar o contexto e o texto territorial. Os quilombolas trazem o território que fala, por meio da história oral, possibilitando uma escuta desses significados.

Palabras clave : territorialidade; etnicidade; educação quilombola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )