SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70A percepção do outro no ambiente virtual de aprendizagem: presença social e suas implicações para Educação a DistânciaTRABALHO COLABORATIVO EM REDE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SA, ELIANE FERREIRA DE et al. As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.625-650. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227032.

Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores.

Palavras-chave : formação de professor; estratégias pedagógicas; planejamento do ensino.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )