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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

KADRI, MICHELE SALLES EL; ROTH, WOLFF-MICHAEL; GIL, ALFREDO JORNET  y  MATEUS, ELAINE. EM BUSCA DE UMA ABORDAGEM MAIS SIMÉTRICA PARA A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.668-689. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227034.

Este artigo foca nas relações interacionais entre um professor novato e uma formadora. Está baseado nos estudos da zona de desenvolvimento proximal (ZPD), e os dados são analisados por meio da análise da conversação. Na literatura, o conceito de ZPD tem sido usado para teorizar o aprendizado que ocorre nas relações em termos assimétricos, entretanto este estudo demonstra que o aprendizado ocorre para ambos os participantes nas relações e que a questão de quem é o par mais competente surge na relação que constitui a ZPD. Desse modo, há inversões dialéticas, em que os papéis atuais de professor e aprendiz não coincidem com as posições designadas institucionalmente aos indivíduos particulares, o que exige uma abordagem para a ZPD que permita mudanças nas relações de modo que aquele que ensina e/ou aprende seja resultado das relações sociais.

Palabras clave : zona de desenvolvimento proximal; formação de professores; coensino; diálogo cogerativo.

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