SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70TRABALHO COLABORATIVO EM REDE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORESConstrução e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

KADRI, MICHELE SALLES EL; ROTH, WOLFF-MICHAEL; GIL, ALFREDO JORNET  e  MATEUS, ELAINE. EM BUSCA DE UMA ABORDAGEM MAIS SIMÉTRICA PARA A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.668-689. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227034.

Este artigo foca nas relações interacionais entre um professor novato e uma formadora. Está baseado nos estudos da zona de desenvolvimento proximal (ZPD), e os dados são analisados por meio da análise da conversação. Na literatura, o conceito de ZPD tem sido usado para teorizar o aprendizado que ocorre nas relações em termos assimétricos, entretanto este estudo demonstra que o aprendizado ocorre para ambos os participantes nas relações e que a questão de quem é o par mais competente surge na relação que constitui a ZPD. Desse modo, há inversões dialéticas, em que os papéis atuais de professor e aprendiz não coincidem com as posições designadas institucionalmente aos indivíduos particulares, o que exige uma abordagem para a ZPD que permita mudanças nas relações de modo que aquele que ensina e/ou aprende seja resultado das relações sociais.

Palavras-chave : zona de desenvolvimento proximal; formação de professores; coensino; diálogo cogerativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )