SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70EN BÚSQUEDA DE UN ABORDAJE MÁS SIMÉTRICO PARA LA ZONA DE DESARROLLO PRÓXIMO EN LA FORMACIÓN DE PROFESORESFORMACIÓN SOSTENIBLE DEL PROFESOR EN EL PROGRAMA DE MAESTRÍA PROFESIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, MÔNIA APARECIDA DA et al. Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação Docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.690-707. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227035.

Este estudo objetivou apresentar a construção da Escala de Avaliação Docente (EADoc) e suas evidências de validade. A escala foi desenvolvida com base em uma revisão de literatura e de entrevistas com estudantes de graduação. A EADoc foi avaliada por dez juízes quanto a evidências de validade de conteúdo, com subsequente análise de evidências de validade de construto e fidedignidade. A matriz de correlação tetracórica foi submetida a análises fatoriais exploratórias, e o método Hull foi usado para a decisão do número de dimensões a serem retidas. Foram conduzidas análises de teoria de resposta ao item (TRI), pelo modelo rating scale, que excluiu sete itens. O índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o teste de esfericidade de Bartlett indicaram a fatorabilidade da matriz de correlações policóricas dos itens. O método Hull apontou a retenção de um fator, com autovalor de 15,49. As medidas de fidedignidade para o fator foram de α=0,96 e ω =0,95. ­Considera-se que a EADoc pode auxiliar na avaliação de práticas da educação superior no Brasil.

Palabras clave : Escala de Avaliação Docente; autoavaliação; ensino superior; teoria de resposta ao item.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )