SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue70Construction and study of validity evidence of the Teaching Assessment ScaleEthnic-racial and gender aspects concerning young African women attending university in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, WAGNER RODRIGUES. Formação sustentável do professor no mestrado profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.708-731. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227036.

Esta pesquisa investigou o desafio a ser assumido pelo mestrado profissional para professores atuantes no ensino básico brasileiro, diante da demanda do mercado de trabalho pela superação de práticas acadêmicas excessivamente teóricas. A metodologia de pesquisa corresponde à análise discursiva da escrita acadêmica do professor-pesquisador e à revisão da literatura científica de diferentes disciplinas, que, por perspectivas diferenciadas, encaminham mudanças paradigmáticas na formação docente. Os resultados mostraram que a realização da pesquisa pelo professor contribui para a familiarização do profissional com letramentos necessários para mudanças nos paradigmas científico e educacional dominantes. Isso acontece em meio a disputas pela legitimação de diferentes vozes sociais representando universidade e escola. Propomos uma formação docente sustentável, orientada especialmente pela indisciplinaridade e pela legitimação de conhecimentos práticos compartilhados por professores.

Keywords : letramento científico; letramento acadêmico; letramento do professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )