SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70Construção e estudo de evidências de validade da Escala de Avaliação DocenteAspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, WAGNER RODRIGUES. Formação sustentável do professor no mestrado profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.708-731. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227036.

Esta pesquisa investigou o desafio a ser assumido pelo mestrado profissional para professores atuantes no ensino básico brasileiro, diante da demanda do mercado de trabalho pela superação de práticas acadêmicas excessivamente teóricas. A metodologia de pesquisa corresponde à análise discursiva da escrita acadêmica do professor-pesquisador e à revisão da literatura científica de diferentes disciplinas, que, por perspectivas diferenciadas, encaminham mudanças paradigmáticas na formação docente. Os resultados mostraram que a realização da pesquisa pelo professor contribui para a familiarização do profissional com letramentos necessários para mudanças nos paradigmas científico e educacional dominantes. Isso acontece em meio a disputas pela legitimação de diferentes vozes sociais representando universidade e escola. Propomos uma formação docente sustentável, orientada especialmente pela indisciplinaridade e pela legitimação de conhecimentos práticos compartilhados por professores.

Palavras-chave : letramento científico; letramento acadêmico; letramento do professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )