SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70ASPECTOS ÉTNICO-RACIALES Y DE GÉNERO EN LA INSERCIÓN UNIVERSITARIA DE JÓVENES AFRICANAS EN BRASILRELACIONES INTERCULTURALES EN LA VIDA UNIVERSITARIA: EXPERIENCIAS DE MOVILIDAD INTERNACIONAL DE DOCENTES Y ESTUDIANTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CASTRO, MARIA GONTIJO  y  ALVES, DANIELA ALVES DE. Ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Viçosa: origem e trajetória institucional (1926-1988). Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.752-773. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227038.

Neste artigo, a trilogia ensino, pesquisa e extensão constitui o foco para o qual se direciona uma análise histórica, procurando situar sua gênese, enquanto prática institucional, no contexto particular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em contraposição ao significado construído, no contexto nacional, como princípio que baliza atualmente o padrão de qualidade da universidade brasileira. A abordagem histórica feita nesse duplo viés analítico possibilitou identificar a distinção entre o sentido funcionalizado que orientou a trilogia que marca o projeto institucional de origem da UFV inspirado no modelo dos land grant colleges e o sentido social e político que a trilogia vem a significar para as universidades brasileiras a partir de sua afirmação como princípio constitucional desde de 1988.

Palabras clave : ensino-pesquisa-extensão; Universidade Federal de Viçosa; história da universidade brasileira.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )