SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no BrasilRelações interculturais na vida universitária: experiências de mobilidade internacional de docentes e discentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CASTRO, MARIA GONTIJO  e  ALVES, DANIELA ALVES DE. Ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Viçosa: origem e trajetória institucional (1926-1988). Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.752-773. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227038.

Neste artigo, a trilogia ensino, pesquisa e extensão constitui o foco para o qual se direciona uma análise histórica, procurando situar sua gênese, enquanto prática institucional, no contexto particular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em contraposição ao significado construído, no contexto nacional, como princípio que baliza atualmente o padrão de qualidade da universidade brasileira. A abordagem histórica feita nesse duplo viés analítico possibilitou identificar a distinção entre o sentido funcionalizado que orientou a trilogia que marca o projeto institucional de origem da UFV inspirado no modelo dos land grant colleges e o sentido social e político que a trilogia vem a significar para as universidades brasileiras a partir de sua afirmação como princípio constitucional desde de 1988.

Palavras-chave : ensino-pesquisa-extensão; Universidade Federal de Viçosa; história da universidade brasileira.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )