SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70ENSEÑANZA, INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN EN LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: ORIGEN Y TRAYECTORIA INSTITUCIONAL (1926-1988)EL SORPRENDENTE ÉXITO DEL SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÉS EN EL ESCENARIO GLOBAL DE EDUCACIÓN MERCANTILIZADA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

OLIVEIRA, ADRIANA LEÔNIDAS DE  y  FREITAS, MARIA ESTER DE. Relações interculturais na vida universitária: experiências de mobilidade internacional de docentes e discentes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.774-801. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227039.

O presente estudo teve como objetivo analisar experiências interculturais de alunos e professores universitários que realizaram programas de mobilidade acadêmica internacional, focalizando os desafios vivenciados, os aspectos facilitadores e os ganhos alcançados. Foram conduzidas 30 entrevistas e o material obtido foi analisado qualitativamente com o auxílio do software Ethnograph. Resultados apontam que os maiores desafios concernem ao processo de adaptação sociocultural, sendo uma das principais dificuldades a barreira do idioma. Entre os elementos facilitadores destacam-se a relação com outros intercambistas e o apoio dos professores. A experiência de mobilidade revela-se como favorecedora da construção de um importante capital simbólico, contribuindo para o desenvolvimento de competências pessoais, interculturais, profissionais e acadêmicas. Destaca-se o papel da universidade nesse processo por meio de ações de apoio e orientação aos envolvidos.

Palabras clave : internacionalização da educação superior; mobilidade acadêmica internacional; experiência intercultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )