SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70Ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Viçosa: origem e trajetória institucional (1926-1988)O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

OLIVEIRA, ADRIANA LEÔNIDAS DE  e  FREITAS, MARIA ESTER DE. Relações interculturais na vida universitária: experiências de mobilidade internacional de docentes e discentes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.774-801. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227039.

O presente estudo teve como objetivo analisar experiências interculturais de alunos e professores universitários que realizaram programas de mobilidade acadêmica internacional, focalizando os desafios vivenciados, os aspectos facilitadores e os ganhos alcançados. Foram conduzidas 30 entrevistas e o material obtido foi analisado qualitativamente com o auxílio do software Ethnograph. Resultados apontam que os maiores desafios concernem ao processo de adaptação sociocultural, sendo uma das principais dificuldades a barreira do idioma. Entre os elementos facilitadores destacam-se a relação com outros intercambistas e o apoio dos professores. A experiência de mobilidade revela-se como favorecedora da construção de um importante capital simbólico, contribuindo para o desenvolvimento de competências pessoais, interculturais, profissionais e acadêmicas. Destaca-se o papel da universidade nesse processo por meio de ações de apoio e orientação aos envolvidos.

Palavras-chave : internacionalização da educação superior; mobilidade acadêmica internacional; experiência intercultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )