SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número70O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada“Paulofreireanismo”: instituindo uma teologia laica? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MANSAN, JAIME VALIM. A Escola Superior de Guerra e a formação de intelectuais no campo da educação superior no Brasil (1964-1988). Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.70, pp.826-850. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227041.

Durante a ditadura militar no Brasil, assim como em outros regimes políticos, as disputas no plano do simbólico tiveram crucial importância. Entre as ações de controle social praticadas após 1964, foi decisiva a difusão de ideias por meio da formação de intelectuais. Cursos foram dados pela Escola Superior de Guerra (ESG) com centralidade e constância para agentes do campo da educação superior, entre outros segmentos estratégicos. Interessa refletir sobre os fundamentos de iniciativas adotadas pela Escola com o objetivo de influenciar intelectualmente o campo, tendo em vista sua importância no “combate à subversão”. O método adotado seguiu as considerações de Rüsen propostas em sua clássica trilogia. Entre os principais resultados, identificou-se que a escola ocupou lugar central como canal de formação intelectual no período. Influenciou centenas de professores e, assim, contribuiu decisivamente para o controle da educação superior e para os intentos de militarização almejados pelo regime.

Palavras-chave : subversão; controle social; educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )