SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71ENTRE LUCES Y SOMBRAS: EL PASADO INMEDIATO Y EL FUTURO POSIBLE DE LA INVESTIGACIÓN EN JUVENTUD EN BRASILEL ÁLBUM POÉTICO EN PORTUGUÉS Y EN ESPAÑOL: SINERGIA ESTÉTICA ENTRE PALABRAS E ILUSTRACIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ALVES, NILDA GUIMARÃES. Formação de docentes e currículos para além da resistência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.30-31.  Epub 25-Sep-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227147.

O artigo mostrou uma trajetória das práticas e do pensamento acerca da formação dos docentes no Brasil e seus currículos, indicando uma possibilidade histórica que foi além da resistência à agenda oficial. Nele, questionou-se uma posição comum em momentos de crise que é a de combate às posições oficiais, exclusivamente, indicando que é necessário e possível irmos além dessa resistência, sair da agenda imposta e propor movimentos diversos e criadores que possam produzir debates e avanços nessa - e em outras - questão.

Palabras clave : formação docente; movimentos pela formação; redes educativas; resistência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )