SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71Entre luzes e sombras: o passado imediato e o futuro possível da pesquisa em juventude no BrasilO álbum poético em português e em espanhol: sinergia estética entre palavras e ilustrações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ALVES, NILDA GUIMARÃES. Formação de docentes e currículos para além da resistência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.30-31.  Epub 25-Set-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227147.

O artigo mostrou uma trajetória das práticas e do pensamento acerca da formação dos docentes no Brasil e seus currículos, indicando uma possibilidade histórica que foi além da resistência à agenda oficial. Nele, questionou-se uma posição comum em momentos de crise que é a de combate às posições oficiais, exclusivamente, indicando que é necessário e possível irmos além dessa resistência, sair da agenda imposta e propor movimentos diversos e criadores que possam produzir debates e avanços nessa - e em outras - questão.

Palavras-chave : formação docente; movimentos pela formação; redes educativas; resistência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )