SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71Formação de docentes e currículos para além da resistênciaAos passos com b-boys: individuações e reflexividades de uma prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SILVA, SARA RAQUEL DUARTE REIS DA  e  SASTRE, MOISÉS SELFA. O álbum poético em português e em espanhol: sinergia estética entre palavras e ilustrações. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.40-41.  Epub 25-Set-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227148.

Este estudo procurou problematizar a relação textual que se observa entre a palavra e a imagem em um tipo de texto especialmente concebido para crianças: o álbum poético. Para tal, utilizamos alguns exemplos textuais significativos desse subgênero literário/editorial ainda em emergência tanto em Portugal quanto na Espanha, e propusemos uma definição e uma caracterização baseadas no comentário de sequências poéticas nas quais a ilustração sustenta o conteúdo verbal. Efetivamente, centrando a atenção no álbum poético de potencial recepção infanto-juvenil, sugere-se uma análise de diversos títulos de autoria portuguesa e espanhola, assente em uma leitura dialógica do texto verbal e do visual. A sinergia que se concretiza entre as duas componentes enunciadas alicerça essa nova construção estética que tem, na verdade e na sua essência, a poesia como matriz e, em larga medida, é devedora dos efeitos expressivos da metáfora.

Palavras-chave : literatura infantil; poesia infantil; álbum poético; ilustração; metáfora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )