SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71O álbum poético em português e em espanhol: sinergia estética entre palavras e ilustraçõesJosé da Silva Lisboa, José Bonifácio e Martim Francisco: discussões sobre educação no Império do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PINHEIRO, LEANDRO ROGÉRIO. Aos passos com b-boys: individuações e reflexividades de uma prática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.50-51.  Epub 25-Set-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227149.

Este ensaio resulta de interlocuções com ativistas do hip-hop e atenta aos debates sobre os processos de individuação vivenciados nas relações sociais contemporâneas. Propõe-se a problematizar como a prática de breakdance tem contribuído à individuação identitária de dançarinos do Restinga Crew, grupo atuante em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. As proposições de Alberto Melucci e de Danilo Martuccelli são as principais referências, e a pesquisa foi efetivada nos anos de 2013 e 2014, mediante observação in loco e realização de entrevistas narrativas. O texto destaca as dinâmicas reflexivas produzidas pela crew, considerando as possibilidades de singularização individual gestadas aí, em articulação ao reconhecimento dos pares e à pertença coletiva. Argumenta-se que os desafios experenciados nesse sentido ambientaram produção de capitais culturais e sustentavam inserções em outros espaços sociais.

Palavras-chave : individuação; reflexividades; juventudes; breakdance; hip-hop.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )