SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue71José da Silva Lisboa, José Bonifácio and Martim Francisco: discussions about education in the Empire of BrazilState plans of education: challenges to entailment with other instruments of local management of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

NOVELI, MÁRCIO  and  ALBERTIN, ALBERTO LUIZ. Um estudo da virtualização de processos: o uso de mundos virtuais com foco em ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.70-71.  Epub Sep 25, 2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227151.

Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm permitido que processos que dependiam da presença física de indivíduos ou objetos, em um mesmo lugar e tempo, ocorram sem esses limites. Dentre esses, o Processo Ensino-Aprendizagem (PEA) vem ganhando notoriedade, apesar de ainda persistirem dúvidas quando à adequação dessas tecnologias. Portanto, esta pesquisa teve o objetivo de identificar a relação entre requisitos de um processo e capacidades das TICs. Especificamente, foi estudada a adequação dos mundos virtuais à virtualização do PEA, com base na Teoria de Virtualização de Processo (TVP), por meio de evidências advindas de três cursos e analisadas por meio de técnicas de análise de conteúdo e escalonamento multidimensional. Isso resultou em um quadro sistematizado que permite entender o alinhamento entre TIC e requisitos de processo para a sua virtualização, evidenciando quais TICs têm viabilizado o desenvolvimento do PEA.

Keywords : virtualização de processos; processo ensino-aprendizagem; mundos virtuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )