SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71José da Silva Lisboa, José Bonifácio e Martim Francisco: discussões sobre educação no Império do BrasilPlanos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

NOVELI, MÁRCIO  e  ALBERTIN, ALBERTO LUIZ. Um estudo da virtualização de processos: o uso de mundos virtuais com foco em ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.70-71.  Epub 25-Set-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227151.

Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm permitido que processos que dependiam da presença física de indivíduos ou objetos, em um mesmo lugar e tempo, ocorram sem esses limites. Dentre esses, o Processo Ensino-Aprendizagem (PEA) vem ganhando notoriedade, apesar de ainda persistirem dúvidas quando à adequação dessas tecnologias. Portanto, esta pesquisa teve o objetivo de identificar a relação entre requisitos de um processo e capacidades das TICs. Especificamente, foi estudada a adequação dos mundos virtuais à virtualização do PEA, com base na Teoria de Virtualização de Processo (TVP), por meio de evidências advindas de três cursos e analisadas por meio de técnicas de análise de conteúdo e escalonamento multidimensional. Isso resultou em um quadro sistematizado que permite entender o alinhamento entre TIC e requisitos de processo para a sua virtualização, evidenciando quais TICs têm viabilizado o desenvolvimento do PEA.

Palavras-chave : virtualização de processos; processo ensino-aprendizagem; mundos virtuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )