SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71INICIATIVAS DE EVALUACIÓN DE LA ESCUELA PRIMARIA EN LOS MUNICIPIOS BRASILEÑOS: MAPEO Y TENDENCIASESTILOS EDUCATIVOS FAMILIARES Y ACOSO ESCOLAR: UN ESTUDIO EN LA COMUNIDAD AUTÓNOMA DE LA RIOJA (ESPAÑA) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MILLAN, SEGUNDO ENRIQUE QUINTRIQUEO et al. CONHECIMENTO EDUCATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR E NA EDUCAÇÃO DA FAMILIA MAPUCHE: PRINCIPAIS TENSÕES EPISTEMOLÓGICAS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.100-101.  Epub 25-Sep-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227154.

O artigo descreve e compara perspectivas sobre a integração do conhecimento Mapuche, tanto na educação escolar e familiar, a partir da perspectiva dos pais, alunos e professores de escolas da Nona Região de La Araucanía, Chile. São analisadas as implicações de um currículo de educação monocultural e treinando crianças mapuche, tendo diferentes lógicas de conhecimentos e habilidades educacionais. A metodologia utilizada é a pesquisa educacional, com um projeto descritivo-comparativa. Envolvido 455 alunos, 39 professores, 148 pais e 48 sábios das áreas territoriais Lafkenche e Pewenche. Os resultados mostram diferenças na valorização do conhecimento educacional Mapuche na escola e família, como a territorialidade, papéis e domínio da língua Mapuche. Concluímos que contextualizadas práticas pedagógicas territorialidades e o conhecimento educacional Mapuche pode constituir uma alternativa para gerar um diálogo de saberes, a partir da abordagem educativa intercultural na formação escolar.

Palabras clave : conhecimento indígena; o conhecimento escolar; currículo escolar; a epistemologia contextual; educação intercultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )