SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71Iniciativas de avaliação do ensino fundamental em municípios brasileiros: mapeamento e tendênciasESTILOS EDUCACIONAIS FAMILIARES E BULLYING: UM ESTUDO NA COMUNIDADE AUTÔNOMA DE LA RIOJA (ESPANHA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MILLAN, SEGUNDO ENRIQUE QUINTRIQUEO et al. CONHECIMENTO EDUCATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR E NA EDUCAÇÃO DA FAMILIA MAPUCHE: PRINCIPAIS TENSÕES EPISTEMOLÓGICAS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.100-101.  Epub 25-Set-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227154.

O artigo descreve e compara perspectivas sobre a integração do conhecimento Mapuche, tanto na educação escolar e familiar, a partir da perspectiva dos pais, alunos e professores de escolas da Nona Região de La Araucanía, Chile. São analisadas as implicações de um currículo de educação monocultural e treinando crianças mapuche, tendo diferentes lógicas de conhecimentos e habilidades educacionais. A metodologia utilizada é a pesquisa educacional, com um projeto descritivo-comparativa. Envolvido 455 alunos, 39 professores, 148 pais e 48 sábios das áreas territoriais Lafkenche e Pewenche. Os resultados mostram diferenças na valorização do conhecimento educacional Mapuche na escola e família, como a territorialidade, papéis e domínio da língua Mapuche. Concluímos que contextualizadas práticas pedagógicas territorialidades e o conhecimento educacional Mapuche pode constituir uma alternativa para gerar um diálogo de saberes, a partir da abordagem educativa intercultural na formação escolar.

Palavras-chave : conhecimento indígena; o conhecimento escolar; currículo escolar; a epistemologia contextual; educação intercultural.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )