SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71Conocimiento educativo en el contexto escolar y en la educación familiar mapuche: principales tensiones epistemológicasÉXITO ACADÉMICO EN LAS ESCUELAS EN EL ALGARVE: CUANDO EL LIDERAZGO ES UNA PARTE DE LA SOLUCIÓN EN LUGAR DEL PROBLEMA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

HERNAEZ, LARA LÓPEZ  y  GARCIA, ANTONIA RAMÍREZ. ESTILOS EDUCACIONAIS FAMILIARES E BULLYING: UM ESTUDO NA COMUNIDADE AUTÔNOMA DE LA RIOJA (ESPANHA). Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.110-111.  Epub 25-Sep-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227155.

Tentamos descobrir se o estilo educativo familiar influencia o aparecimento de assédio moral, para o que foi estudado pela primeira vez a percentagem de casos de assédio moral e familiar estilo educativo entre os participantes, bem como a relação entre as duas variáveis. Foi realizado um estudo abrangente na comunidade autônoma de La Rioja, por meio de um questionário destinado a 348 estudantes de ensino secundário, quatro grupos focais com pais e alunos da Educação Secundária Obrigatória e 30 entrevistas profissionais de educação realizados. Os resultados mostram que a grande maioria das famílias de La Rioja se relaciona com seus filhos de forma democrática, e, por sua vez, o percentual de bullying em La Rioja é relativamente baixo. A principal conclusão é que os estilos parentais democráticos altamente influenciam o baixo percentual de assédio moral, algo amplamente apoiado por todos os participantes.

Palabras clave : assédio moral; comportamentos pró-sociais; estilos de família e parentais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )