SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71CONHECIMENTO EDUCATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR E NA EDUCAÇÃO DA FAMILIA MAPUCHE: PRINCIPAIS TENSÕES EPISTEMOLÓGICASSUCESSO ACADÊMICO EM ESCOLAS NO ALGARVE: QUANDO A LIDERANÇA É UMA PARTE DA SOLUÇÃO E NÃO O PROBLEMA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

HERNAEZ, LARA LÓPEZ  e  GARCIA, ANTONIA RAMÍREZ. ESTILOS EDUCACIONAIS FAMILIARES E BULLYING: UM ESTUDO NA COMUNIDADE AUTÔNOMA DE LA RIOJA (ESPANHA). Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.110-111.  Epub 25-Set-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227155.

Tentamos descobrir se o estilo educativo familiar influencia o aparecimento de assédio moral, para o que foi estudado pela primeira vez a percentagem de casos de assédio moral e familiar estilo educativo entre os participantes, bem como a relação entre as duas variáveis. Foi realizado um estudo abrangente na comunidade autônoma de La Rioja, por meio de um questionário destinado a 348 estudantes de ensino secundário, quatro grupos focais com pais e alunos da Educação Secundária Obrigatória e 30 entrevistas profissionais de educação realizados. Os resultados mostram que a grande maioria das famílias de La Rioja se relaciona com seus filhos de forma democrática, e, por sua vez, o percentual de bullying em La Rioja é relativamente baixo. A principal conclusão é que os estilos parentais democráticos altamente influenciam o baixo percentual de assédio moral, algo amplamente apoiado por todos os participantes.

Palavras-chave : assédio moral; comportamentos pró-sociais; estilos de família e parentais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )