SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71ESTILOS EDUCATIVOS FAMILIARES Y ACOSO ESCOLAR: UN ESTUDIO EN LA COMUNIDAD AUTÓNOMA DE LA RIOJA (ESPAÑA)DESDE TEORÍAS CRÍTICAS A LA CRÍTICA DE LAS TEORÍAS: UN ESTUDIO INDICIARIO SOBRE LA CONFORMACIÓN DEL CAMPO DEL CURRÍCULO EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

QUINTAS, HELENA; GONCALVES, JOSÉ ALBERTO  y  VALADAS, SANDRA. SUCESSO ACADÊMICO EM ESCOLAS NO ALGARVE: QUANDO A LIDERANÇA É UMA PARTE DA SOLUÇÃO E NÃO O PROBLEMA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.120-121.  Epub 25-Sep-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227156.

Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos num estudo de caso realizado com diretores de escolas da região sul de Portugal, tendo sido considerados os meios urbano, suburbano e rural. Os cinco casos que constituem este estudo foram alvo de uma classificação final de “Muito Bom” na avaliação externa de escolas, tendo os dados sido recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e da análise documental (regulamentos e projeto educativo, relatórios da avaliação externa da responsabilidade da Inspeção Geral de Educação e Ciência de Portugal). Os dados recolhidos neste estudo ainda exploratório foram sistematizados e analisados à luz dos seguintes indicadores: o sucesso escolar dos alunos, o desenvolvimento profissional docente, o desenvolvimento organizacional e as características particulares dos diretores. No geral, não podemos afirmar a existência de diferenças em função da área geográfica, sendo, contudo, possível destacar algumas particularidades que se revelaram interessantes e indicativas de boas práticas de liderança.

Palabras clave : administração e gestão escolar; liderança de sucesso; sucesso escolar dos alunos; tomada de decisão; dinamização e circulação da informação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )