Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
QUINTAS, HELENA; GONCALVES, JOSÉ ALBERTO e VALADAS, SANDRA. SUCESSO ACADÊMICO EM ESCOLAS NO ALGARVE: QUANDO A LIDERANÇA É UMA PARTE DA SOLUÇÃO E NÃO O PROBLEMA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.120-121. Epub 25-Set-2017. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227156.
Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos num estudo de caso realizado com diretores de escolas da região sul de Portugal, tendo sido considerados os meios urbano, suburbano e rural. Os cinco casos que constituem este estudo foram alvo de uma classificação final de “Muito Bom” na avaliação externa de escolas, tendo os dados sido recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e da análise documental (regulamentos e projeto educativo, relatórios da avaliação externa da responsabilidade da Inspeção Geral de Educação e Ciência de Portugal). Os dados recolhidos neste estudo ainda exploratório foram sistematizados e analisados à luz dos seguintes indicadores: o sucesso escolar dos alunos, o desenvolvimento profissional docente, o desenvolvimento organizacional e as características particulares dos diretores. No geral, não podemos afirmar a existência de diferenças em função da área geográfica, sendo, contudo, possível destacar algumas particularidades que se revelaram interessantes e indicativas de boas práticas de liderança.
Palavras-chave : administração e gestão escolar; liderança de sucesso; sucesso escolar dos alunos; tomada de decisão; dinamização e circulação da informação.