SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71LOS ALUMNOS TENDRÍAN QUE ESTUDIAR PARA PODER COMPRAR COMIDA”: LA ESCUELA GUARANI COMO NECESIDAD, OBLIGACIÓN Y DERECHOLas edades en la cultura corporal: representaciones en los libros de texto de educación física de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ROHLING, MARCOS. Durkheim, Rawls e a educação moral. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.150-151.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227162.

O objetivo do presente texto é apresentar as versões de Durkheim e de Rawls a respeito da educação moral. Para tanto, o texto será estruturado como se segue: em primeiro lugar, discorrer-se-á sobre a concepção de educação moral durkheimiana, externalizando os elementos básicos da moralidade para as escolas públicas de uma sociedade democrática e laica, tal como se encontra em L’éducation morale, evidentemente relacionando-a à sua teoria moral; em segundo lugar, apresentar-se-á a educação moral como Rawls a concebe, no contexto da formação e desenvolvimento do senso de justiça, por meio dos três estágios correspondentes, como descritos em Uma teoria da justiça; em terceiro lugar, finalmente, contrastar-se-ão as duas teorias, acenando para convergências, assim como possíveis divergências, indicando que os autores, apesar de críticos, mutatis mutandis, demonstram certa simpatia em relação a Kant, de modo que adotam algumas de suas ideias.

Palabras clave : Durkheim; Rawls; educação moral; moralidade; sociologia da educação moral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )