SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71DURKHEIM, RAWLS Y LA EDUCACIÓN MORALDIAGNÓSTICO DE LA ESCOLARIZACIÓN EN BRASIL EN LA PERSPECTIVA DE LA EXCLUSIÓN ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

GONZALEZ-PALOMARES, ALBA  y  REY-CAO, ANA ISABEL. AS IDADES NA CULTURA CORPORAL: REPRESENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.160-161.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227163.

Este estudo analisa a cultura corporal que se representa nas imagens dos livros didáticos de educação física do Brasil de acordo com a idade de seus protagonistas. O estudo é de tipo empírico, descritivo e comparativo. A técnica de investigação foi a análise de conteúdo mediante instrumento de observação elaborado ad hoc. Os resultados apresentaram uma representação diferenciada da cultura corporal de acordo com a idade e o gênero. Infância, adolescência e juventude são as etapas predominantes. Mulheres e grupos mistos predominam na infância e adolescência; homens na juventude e idade adulta. A juventude se associa à prática esportiva competitiva e de elite. Pessoas de outras idades realizam esportes individuais e atividades artísticas em âmbitos não competitivos, espaços não desportivos e sem vinculação com a elite desportiva. A presença de homens e mulheres mais velhos é equilibrada e apresenta um enfoque que lhes concede importância.

Palabras clave : idade; cultura corporal; imagens; livros didáticos; educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )