SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71Durkheim, Rawls e a educação moralDiagnóstico da escolarização no Brasil na perspectiva da exclusão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GONZALEZ-PALOMARES, ALBA  e  REY-CAO, ANA ISABEL. AS IDADES NA CULTURA CORPORAL: REPRESENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.160-161.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227163.

Este estudo analisa a cultura corporal que se representa nas imagens dos livros didáticos de educação física do Brasil de acordo com a idade de seus protagonistas. O estudo é de tipo empírico, descritivo e comparativo. A técnica de investigação foi a análise de conteúdo mediante instrumento de observação elaborado ad hoc. Os resultados apresentaram uma representação diferenciada da cultura corporal de acordo com a idade e o gênero. Infância, adolescência e juventude são as etapas predominantes. Mulheres e grupos mistos predominam na infância e adolescência; homens na juventude e idade adulta. A juventude se associa à prática esportiva competitiva e de elite. Pessoas de outras idades realizam esportes individuais e atividades artísticas em âmbitos não competitivos, espaços não desportivos e sem vinculação com a elite desportiva. A presença de homens e mulheres mais velhos é equilibrada e apresenta um enfoque que lhes concede importância.

Palavras-chave : idade; cultura corporal; imagens; livros didáticos; educação física.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )