SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71Las edades en la cultura corporal: representaciones en los libros de texto de educación física de BrasilCaracterísticas, percepciones y motivaciones de los estudiantes que ingresan a pedagogía en Chile: el caso de la Universidad Bernardo O’Higgins índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FERRARO, ALCEU RAVANELLO  y  ROSS, STEVEN DUTT. Diagnóstico da escolarização no Brasil na perspectiva da exclusão escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.170-171.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227164.

Este artigo é um estudo crítico da perspectiva da exclusão, que ganhou destaque especialmente nos anos de 1980 a 1990 e foi aplicada, tanto na França como no Brasil, em diagnósticos de escolarização, por noções como as de exclusão da escola, exclusão na escola e excluídos do interior. As análises desenvolvidas revelam que, em que pesem as limitações inerentes à noção de exclusão, de poder mais descritivo que explicativo, esta continua prestando-se para dimensionar os desafios ainda postos à universalização da escolarização básica. Com efeito, ressalvados os avanços obtidos desde 1980, o Brasil contava ainda, em 2010, com 3,2 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola (excluídos da escola) e outros sete milhões com dois ou mais anos de defasagem nos estudos (de excluídos na escola).

Palabras clave : escolarização; diagnóstico; exclusão escolar; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )