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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

GONZALEZ, NOELIA FERNANDEZ. A LUTA SIMBÓLICA PELA EDUCAÇÃO NA GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.220-221.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227171.

Na transição para a pós-modernidade, a globalização constitui um processo complexo que afeta a configuração do Estado e as políticas de educação. Longe da neutralidade, essa globalização neoliberal contribuiu para os processos de hiperacumulação de capital, fazendo com que o Estado se comporte como um Estado competitivo, com menos competências e obrigado a favorecer esses processos de acumulação. As políticas de educação também tendem a atingir esse objetivo, favorecendo a instalação de quase mercados da educação, como no caso da Espanha, em particular com a última reforma da educação de 2013. Essas políticas são ressignificadas e reapropriadas por indivíduos e organizações, eventualmente criando discursos de resistência. Dessa forma, a educação converte-se em espaço de luta simbólica.

Palabras clave : globalização; neoliberalismo; Estado; privatização; quase mercado.

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