SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue71THE SYMBOLIC STRUGGLE OVER EDUCATION IN NEO-LIBERAL GLOBALIZATIONPROPOSAL OF CONCEPTUAL FRAMEWORK ON PUPIL PARTICIPATION AND DEMOCRACY IN SCHOOLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

DURAN, MAXIMILIANO. SIMON RODRÍGUEZ E BOLÍVAR: DUAS LEITURAS POLÍTICO-EDUCATIVAS PARA AMÉRICA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, pp.230-231.  Epub Nov 08, 2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227173.

Este trabalho se propõe a discutir uma interpretação tradicional da educação do povo nas obras de Rodríguez e Bolívar. Segundo a maioria dos trabalhos acadêmicos escritos, existiria uma identificação política e intelectual entre Bolívar e Rodríguez. Essa identificação se expressaria nas ideias que cada um deles sustenta sobre a educação do povo. O artigo que aqui apresentamos é crítico dessa interpretação tradicional, afirmando que as ideias ligadas à educação são bem diferentes em ambos os pensadores. Ao longo deste trabalho, apresentamos criticamente os diferentes trabalhos apresentados por essa comunidade de ideias, analizamos as semelhanças e as diferenças nos dois autores com base nos documentos conservados, e finalmente, propomos um momento conclusivo em que sejam retomados os eixos centrais do texto.

Keywords : história da educação; América Latina; Simon Rodríguez; Bolívar; Lancaster.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )