SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71DIAGNÓSTICO DE LA ESCOLARIZACIÓN EN BRASIL EN LA PERSPECTIVA DE LA EXCLUSIÓN ESCOLARValoración de un programa escolar para el desarrollo de habilidades fonológicas en niños españoles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

REYES, GERMÁN MORONG; PANTOJA, EDGARDO MERINO  y  ARAYA, ANA OLGA ARELLANO. CARACTERÍSTICAS, PERCEPÇÕES E MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM NO CURSO DE PEDAGOGIA NO CHILE: O CASO DA UNIVERSIDADE BERNARDO O’HIGGINS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227166.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227166.

Este estudo tem como objetivo coletar antecedentes dos futuros(as) professores(as) chilenos, suas motivações e percepções a respeito do processo educativo. A partir da aplicação de um instrumento de pesquisa (questionário) aos estudantes de primeiro ano de quatro pedagogias que a Faculdade de Educação da Universidad Bernardo O’Higgins oferece, pretendemos configurar um quadro de análise que integre duas dimensões fundamentais: as motivações que os impulsionaram a estudar pedagogia e a visão que têm do sistema educativo nacional. Dessa perspectiva, será possível uma visão de fonte primária dos aspectos críticos do sistema, visto que os participantes da pesquisa, como graduados no ensino médio, podem contribuir com elementos que ajudem a propor linhas de melhora do processo de formação de professores.

Palabras clave : estudantes; pedagogia; motivações; processo educativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )