SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue71CHARACTERISTICS, PERCEPTIONS AND MOTIVATIONS OF STUDENTS ENTERING THE COURSE OF PEDAGOGY IN CHILE: THE CASE OF BERNARDO O’HIGGINS UNIVERSITYTHE USE OF AUTOBIOGRAPHY IN ADULT EDUCATION: NARRATIVE MODES OF VALORIZATION AND LEGITIMATION OF PROFESSIONAL EXPERIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ORTEGA, JOSÉ LUIS GALLEGO; PEREZ, ISABEL ANGUSTIAS GÓMEZ  and  BLANCO, MARIA FERNANDA AYLLÓN. ANÁLISE DE UM PROGRAMA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES FONOLÓGICAS EM CRIANÇAS ESPANHOLAS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227167.  Epub Nov 08, 2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227167.

Entre os transtornos da fala infantil, destacam-se, pela prevalência no contexto educativo, os denominados transtornos fonológicos. Dessa maneira, foi elaborado e colocado em prática um programa escolar com a finalidade de avaliar seus efeitos no desenvolvimento fonológico das crianças e comprovar seu potencial para habilitar a fala. Selecionaram-se cinquenta crianças de educação infantil e primária com transtorno fonológico, que foram distribuídos em dois grupos: um experimental e outro de controle. A partir de um projeto quase experimental de pré-teste/pós-teste com o grupo de controle equivalente, observou-se que o grupo de tratamento superou o grupo de controle em todas as variáveis, demonstrando a eficácia do programa para o desempenho fonológico das crianças.

Keywords : transtorno fonológico; avaliação de programas; educação infantil; educação primária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )