SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71Características, percepciones y motivaciones de los estudiantes que ingresan a pedagogía en Chile: el caso de la Universidad Bernardo O’HigginsEL USO DE LA AUTOBIOGRAFÍA EN LA EDUCACIÓN DE ADULTOS: MODOS NARRATIVOS DE VALORACIÓN Y LEGITIMACIÓN DE LA EXPERIENCIA PROFESIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ORTEGA, JOSÉ LUIS GALLEGO; PEREZ, ISABEL ANGUSTIAS GÓMEZ  y  BLANCO, MARIA FERNANDA AYLLÓN. ANÁLISE DE UM PROGRAMA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES FONOLÓGICAS EM CRIANÇAS ESPANHOLAS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227167.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227167.

Entre os transtornos da fala infantil, destacam-se, pela prevalência no contexto educativo, os denominados transtornos fonológicos. Dessa maneira, foi elaborado e colocado em prática um programa escolar com a finalidade de avaliar seus efeitos no desenvolvimento fonológico das crianças e comprovar seu potencial para habilitar a fala. Selecionaram-se cinquenta crianças de educação infantil e primária com transtorno fonológico, que foram distribuídos em dois grupos: um experimental e outro de controle. A partir de um projeto quase experimental de pré-teste/pós-teste com o grupo de controle equivalente, observou-se que o grupo de tratamento superou o grupo de controle em todas as variáveis, demonstrando a eficácia do programa para o desempenho fonológico das crianças.

Palabras clave : transtorno fonológico; avaliação de programas; educação infantil; educação primária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )