Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
CALHA, ANTÓNIO. O uso da autobiografia na educação de adultos: modos narrativos de valorização e legitimação da experiência profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227168. Epub Nov 08, 2017. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227168.
As alterações ocorridas nas últimas décadas no mundo do trabalho têm legitimado o surgimento de políticas de reconhecimento de competências adquiridas em contextos informais e não formais. Em Portugal, o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) foi colocado em prática em 2001, adoptando como suporte metodológico o balanço de competências e a abordagem autobiográfica. Neste artigo procuramos analisar o uso da autobiografia no contexto da educação de adultos baseada no reconhecimento de adquiridos experienciais. Olhamos com particular atenção o relato das experiências profissionais procurando identificar as estratégias narrativas que os candidatos utilizam na valorização de suas aprendizagens. Recorrendo a um corpus analítico de cem autobiografias, identificámos a existência de um conjunto de recursos narrativos usados pelos candidatos no relato autobiográfico que, em virtude da natureza do episódio profissional, procura conferir-lhes pertinência à luz do processo.
Keywords : autobiografia; educação de adultos; narrativa; reconhecimento de competências.