SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue71SCHOOL CURRICULUM ASSESSMENT FOR THE DEVELOPMENT OF PHONOLOGICAL SKILLS IN SPANISH CHILDRENSUCCESSFUL EDUCATIONAL PRACTICE AT SCHOOL: REFLECTIONS BASED ON L. S. VYGOTSKY AND BARUCH SPINOZA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CALHA, ANTÓNIO. O uso da autobiografia na educação de adultos: modos narrativos de valorização e legitimação da experiência profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227168.  Epub Nov 08, 2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227168.

As alterações ocorridas nas últimas décadas no mundo do trabalho têm legitimado o surgimento de políticas de reconhecimento de competências adquiridas em contextos informais e não formais. Em Portugal, o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) foi colocado em prática em 2001, adoptando como suporte metodológico o balanço de competências e a abordagem autobiográfica. Neste artigo procuramos analisar o uso da autobiografia no contexto da educação de adultos baseada no reconhecimento de adquiridos experienciais. Olhamos com particular atenção o relato das experiências profissionais procurando identificar as estratégias narrativas que os candidatos utilizam na valorização de suas aprendizagens. Recorrendo a um corpus analítico de cem autobiografias, identificámos a existência de um conjunto de recursos narrativos usados pelos candidatos no relato autobiográfico que, em virtude da natureza do episódio profissional, procura conferir-lhes pertinência à luz do processo.

Keywords : autobiografia; educação de adultos; narrativa; reconhecimento de competências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )