SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71Valoración de un programa escolar para el desarrollo de habilidades fonológicas en niños españolesPRÁCTICA EDUCATIVA EXITOSA EN LA ESCUELA: REFLEXIONES BASADAS EN L. S. VYGOTSKY Y BARUCH SPINOZA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CALHA, ANTÓNIO. O uso da autobiografia na educação de adultos: modos narrativos de valorização e legitimação da experiência profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227168.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227168.

As alterações ocorridas nas últimas décadas no mundo do trabalho têm legitimado o surgimento de políticas de reconhecimento de competências adquiridas em contextos informais e não formais. Em Portugal, o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) foi colocado em prática em 2001, adoptando como suporte metodológico o balanço de competências e a abordagem autobiográfica. Neste artigo procuramos analisar o uso da autobiografia no contexto da educação de adultos baseada no reconhecimento de adquiridos experienciais. Olhamos com particular atenção o relato das experiências profissionais procurando identificar as estratégias narrativas que os candidatos utilizam na valorização de suas aprendizagens. Recorrendo a um corpus analítico de cem autobiografias, identificámos a existência de um conjunto de recursos narrativos usados pelos candidatos no relato autobiográfico que, em virtude da natureza do episódio profissional, procura conferir-lhes pertinência à luz do processo.

Palabras clave : autobiografia; educação de adultos; narrativa; reconhecimento de competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )