SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71EL USO DE LA AUTOBIOGRAFÍA EN LA EDUCACIÓN DE ADULTOS: MODOS NARRATIVOS DE VALORACIÓN Y LEGITIMACIÓN DE LA EXPERIENCIA PROFESIONALLa lucha simbólica por la educación en la globalización neoliberal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MARQUES, ELIANA DE SOUSA ALENCAR  y  CARVALHO, MARIA VILANI COSME DE. Prática educativa bem-sucedida na escola: reflexões com base em L. S. Vigotski e Baruch de Espinosa. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227169.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227169.

O texto reúne parte dos resultados de pesquisa realizada com o objetivo de investigar mediações constitutivas de professores e alunos que desenvolvem com sucesso práticas educativas. O significado de prática educativa bem-sucedida no qual nos apoiamos encontra-se ancorado nas ideias de L. S. Vigotski e do filósofo Baruch de Espinosa. Com base nos teóricos, compreendemos práticas educativas bem-sucedidas aquelas que, além de gerar aprendizagem e desenvolvimento, possibilitam a expansão de afetos alegres que potencializam mentes e corpos humanos. A pesquisa aconteceu entre os anos de 2011 e 2014. Neste artigo, apresentamos parte dos resultados alcançados com os alunos. Esses resultados apontam que, quando são alegres, as vivências educativas convergem para o aumento da potência de ser aluno. O aumento dessa potência reorienta a produção de novos sentidos que alteram de forma significativa a relação dos educandos com os estudos, com a escola e com a vida.

Palabras clave : prática educativa; mediações; significados e sentidos; afetação; vivência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )