SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue71“STUDENTS WOULD HAVE TO STUDY TO BE ABLE TO BUY FOOD”: GUARANI SCHOOLING AS NEED, RIGHT AND DUTYSIMON RODRÍGUEZ AND BOLÍVAR: TWO POSSIBLE POLITICAL AND EDUCATIONAL READINGS FOR AMERICA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

HOBOLD, EDISÉIA SUETHE FAUST  and  ROSA, JOSÉLIA EUZÉBIO DA. O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227158.  Epub Nov 08, 2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227158.

Esta investigação foi desenvolvida no contexto da educação matemática, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, com ênfase na obra de Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vigotski. Davýdov coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de matemática na Rússia e efetivou sua publicação por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material é a fonte de dados da pesquisa que consistem nas tarefas davydovianas e cujo objetivo se constitui em investigar o movimento conceitual impresso na proposição davydoviana para o ensino de tabuada por meio das ações de estudo. Os resultados indicam que a proposição do autor, para o ensino da tabuada, contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular no contexto de ações de estudo.

Keywords : educação matemática; teoria histórico-cultural; Davýdov; proposição de ensino; tabuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )