SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71“LOS ALUMNOS TENDRÍAN QUE ESTUDIAR PARA PODER COMPRAR COMIDA”: LA ESCUELA GUARANI COMO NECESIDAD, OBLIGACIÓN Y DERECHOSimón Rodríguez y Bolívar: dos lecturas político educativas para América índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

HOBOLD, EDISÉIA SUETHE FAUST  y  ROSA, JOSÉLIA EUZÉBIO DA. O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.71, e227158.  Epub 08-Nov-2017. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227158.

Esta investigação foi desenvolvida no contexto da educação matemática, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, com ênfase na obra de Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vigotski. Davýdov coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de matemática na Rússia e efetivou sua publicação por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material é a fonte de dados da pesquisa que consistem nas tarefas davydovianas e cujo objetivo se constitui em investigar o movimento conceitual impresso na proposição davydoviana para o ensino de tabuada por meio das ações de estudo. Os resultados indicam que a proposição do autor, para o ensino da tabuada, contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular no contexto de ações de estudo.

Palabras clave : educação matemática; teoria histórico-cultural; Davýdov; proposição de ensino; tabuada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )